terça-feira, 11 de novembro de 2008

Making Off

Para mostrar que a recente limpeza de contas do Making Off não foi completamente arbitrária ou absurda, resolvi reproduzir aqui um diálogo de posts de distintos tópicos do fórum, a partir de um post meu, numa discussão sobre a possível diminuição de seeders no compartilhamento de filmes, além de uma resposta escrita antes do questionamento, na figura da mensagem oficial dos administradores justificando a atitude. As conclusões cada um pode tirar sozinho.

Meu post:

Eu não sei bem como estava a situação do fórum em termos práticos para quem o organiza, acho que de toda maneira deve ser muito difícil controlar e fazer funcionar esse espaço incrível e se pudesse agradeceria todo dia a esse pessoal, mas acho que a decisão de excluir contas a partir da participação em posts foi um tanto precipitada. Não necessariamente quem comenta "valeu" ou "que contribuição legal" são bons semeadores, da mesma forma que não podemos pensar que pessoas que nunca comentaram são semeadores do mal ou vândalos. Não há uma lógica determinista que liga uma coisa a outra. Na minha opinião, se é que ela vale de alguma coisa, acho que existem outras formas possíveis de atuação através deste fórum. Vejamos o meu caso em específico. Eu tenho poucos comentários por aqui, talvez 12, mas participo do fórum há bastante tempo, baixo diariamente, costumo semear muito - alguns até indefinidamente, mais que o dobro - e fui salvo pelo gongo, por um ou outro comentário que fiz quando me senti a vontade de fazê-lo (inclusive na correção de uma legenda).

E quando falo em formas alternativas de atuação, penso, por exemplo, no fato de eu ser um dos integrantes de um recém surgido cineclube daqui de Recife (5 meses de vida), instituído com uma proposta de passar filmes raros que não tenham veiculação em DVD. Assim sendo, nem preciso dizer o quão o Making off tem sido importante para nós. Essencial mesmo. Se pensarmos que esse cineclube compartilha filmes numa sessão na sala escura e blá blá blá com um púbico que não tem a possibilidade de baixar - seja porque não tem internet ou não possuem a cultura de baixar mesmo - acho que podemos considerar isso uma forma de atuação. Alternativa, mas atuação. Outros membros do cineclube foram excluídos daqui - e eu sei que eles são 'bons' semeadores. Talvez seja difícil visualizar, mas numa cidade como Recife que conta com apenas três salas 'alternativas' de exibição - e sendo caridoso nesse número - além de termos uma das piores velocidades de conexão do país, qualquer iniciativa de exibição já faz alguma diferença. Eu estou fazendo mestrado em comunicação e meu trabalho é justamente sobre a junção da cultura de baixar filmes com a prática cineclubista (tomando em especial, cidades periféricas). Estou meio que trabalhando teoricamente e praticamente no objeto - e gosto disso.

Quando soube que um bando de contas tinham sido excluídas, primeiro fiquei muito puto porque alguns conhecidos meus foram sumariamente excluídos e eles tinham sim uma atuação alternativa no fórum (outros são bastante atuantes em quantidade de posts), mas depois tentei entender as razões, porque óbvio que elas existem se não tal atitude não seria necessária. Por fim, gostaria de saber se existe um texto oficial dos moderadores sobre a limpeza nas contas. Gostaria de ler e entender melhor a situação.

enfim, é isso. abraços.

Ps.: a melhor consequência em mim dessa limpeza foi que me senti agora intimado a postar algum filme. Irei fazê-lo brevemente.


Mensagem Oficial dos Administradores:


O Making Off surgiu na internet com a intenção de democratizar o acesso a obras cinematográficas difíceis de serem encontradas no Brasil, seja em locadoras ou lojas de DVDs, por não terem sido lançadas traduzidas para a nossa língua ou por não possuírem apelo comercial.

Nesses pouco mais de 2 anos de existência o fórum cresceu muito além das nossas expectativas e hoje é possível dizer que somos uma referência no que diz respeito ao compartilhamento de filmes.

Claro que todo este crescimento se deve à dedicação dos membros e da equipe de moderação. Aproveito para agradecer a todos.

Entretanto este crescimento nos traz alguns problemas técnicos contra os quais temos que estar sempre trabalhando. Já trocamos de servidor algumas vezes, ficamos fora do ar em outras oportunidades e, ultimamente, temos sofrido com páginas em branco, não carregadas completamente e fórum fora do ar constantemente.

Isto acontece devido à quantidade de acessos simultâneos. Muita gente acessando o fórum ao mesmo tempo gera uma sobrecarga no nosso servidor e ele acaba não funcionando corretamente ou saindo do ar.

Após muita discussão e análise de diversas soluções propostas para resolvermos este problema, chegamos a um consenso e é ele que venho aqui anunciar para vocês.

No dia 23/10 puxamos da base de dados algumas estatísticas que serviram para dar embasamento à nossa decisão. São elas:

  • Total de membros cadastrados: 48025
  • Quantidade de membros que nunca postaram nada: 43316
  • Quantidade de membros que já postaram ao menos uma vez: 4709
  • Quantidade de membros que fizeram ao menos 10 posts: 3706
  • Quantidade de membros que abriram algum tópico: 1493
  • Quantidade de membros que postaram filmes: 472
  • Quantidade de membros ativos nos últimos 30 dias: 7827
  • Quantidade de membros que fizeram ao menos 1 post nos últimos 30 dias: 82

Com isso tudo, como já foi dito, a navegação pelo fórum é prejudicada. Já fomos alertados pela empresa que administra nosso servidor que nossa conta será suspensa caso este problema de consumo excessivo de hardware não seja solucionado. Como não temos interesse nenhum em partir para um servidor mais robusto, que aguente o tranco, devido aos altos valores que nós já pagamos mensalmente e que seriam aumentados (e muito) no caso de migração, tivemos que tomar algumas decisões, que são:

  1. O Making Off se tornará um fórum fechado
  2. Novos cadastros só serão permitidos mediante convites
  3. Os cadastros dos membros inativos serão devidamente deletados e eles não terão mais acesso ao fórum, a não ser que sejam convidados por outro membro
  4. Os membros receberão convites e poderão convidar outras pessoas
  5. Os convites serão distribuídos automaticamente, baseados em um critério que ainda está sendo discutido


Infelizmente alguns bons semeadores podem ter seus cadastros excluídos, mas não temos outra alternativa neste momento.

Um abraço,
Equipe Making Off

55 comentários:

nando disse...

Caramba! Eu não sabia das proporções que tudo isso tinha tomado! Ainda bem que eu tô no grupo dos que permaneceram... Ah, legal você ter falado do nosso grupo!

Anônimo disse...

Ainda isso...

Anônimo disse...

Eu era um membro do making off dos que foi excluído. Entendi os motivos dos administradores do site. O que acho é que deveria haver uma forma de "redencao". Eu nunca postei nada mas estava sempre ali, semeando. Estou vivendo em Madrid e o making off era o lugar onde eu encontrava filmes brasileiros pra mostrar pra espanholada nas nossas sessoes projetadas os bons filmes que se fazem no Brasil.
O making off podia encontrar uma forma de dar convites. Alguma "promocao" no site, ou se um ex membro subir um filme. Sei lá. Fica a sugestao. Também fica um pedido. Se alguém tiver um convite aí...
grande abraco

Rodrigo Almeida disse...

Eu só tive direito a um convite e já o dei a um amigo, dias depois da limpeza de perfis. Mas tem uma comunidade no orkut que, acho eu, é um dos caminhos de se conseguir um convite.

Anônimo disse...

Eu estava procurando no google coisas sobre essa restrição do making off e vi seu post.
Você escreveu muito bem!
Eu fui excluido por não ter deixado nenhum agradecimento ou qualquer coisa do gênero.
Mas como já foi falado, também sempre compartilhava os arquivos que baixava, até hoje, mesmo sendo excluído não tenho coragem de mudar o nome dos arquivos ou mudar de pasta do torrent, para que as pessoas que ainda tem acesso possam baixar filmes como o 1º Scarface, que só consegui após muito procurar e só encotrar no Making off. Entendo que servidores custam caro, etc. Mas julgar milhares de pessoas como maus semeadores, é um tanto quanto autocrático.

Mas fazer o quê?

Anônimo disse...

Sacanagem isso ;(

Anônimo disse...

A minha conta foi mais uma das que foi cancelada.
Sou estudante de audiovisual, e tem-me feito muita falta a conta no makingoff. Desde que foi cancelada a minha conta, que tenho procurado por todo o lado na internet por alguém que me possa fazer um convite. Se por acaso puderes me convidar, agradecia eternamente! sergiomgcosta@hotmail.com

Anônimo disse...

Também fui uma das exluidas, nao sou muito de escrever, mas sempre semeei. Também estou morando longe do Brasil, na Italia , e adorava ver os lançamentos nacionais. Adoro cinema de arte. Concordo com decisao tomada pelos moderadores do site, mas tambem acho que poderiam dar novas oportunidades para os velhos membros. Sinto falta do site.

Anônimo disse...

Caramba, pessoal. Não sabia que o portal tinha dificuldades tecnicas e por isso teria que aumentar suas despesas de manutenção. Será que vocês não poderiam conseguir algum patrocínio de alguma empresa? De qualquer forma, entendo a minha exclusão e se for possível alguem me convidar para eu participar novamente meu e-mail é fernandes1850@hotmail.com. Abraço a todos.

Anônimo disse...

Fui excluído do maikingoff pelas razões acima apresentadas pelo administrador do portal e estou de pleno acordo. No entanto, entendi que eu poderia voltar a ser membro desse maravilhoso portal, caso recebesse um convite para este fim. Como sou apaixonado por filmes raros, cinema de arte, solicitaria a algum cinéfolo que me fazesse esse convite(fernandes1850@hotmail.com).Gracias...

Anônimo disse...

Sou mais uma vítima da limpesa...

Que a reconhece necessária...

Que confessa ter baixado muitos filmes...
... e incluido nenhum...

Não por egoismo, mas sim por ignorância de como fazer isso...

Que por surdo, precisa de legendas...
...e só os encontrava aqui...

Que sonha com a possibilidade de voltar...

... à convite ou a pagamento...
... por download ou mensalidade...

E que não perdeu a esperança.

Geraldo disse...

Eu sou um fã de filmes de arte, e tenho muito nessa categoria e de vários paises (devo ter por voltar de uns 500 filmes no meu computador considerados de qualidade superior - "filmes de arte"). Eu não postava comentários, não sabia com publicar os links dos meus filmes para o pessoal baixar, mas sempre deixei o meu mirco ligado 24 horas por dia para que todos pudessem fazer o download dos que foram baixados pele making off. Gostaria de voltar a acessar o site. Se algum de você tiver um convite para me oferecer, serei muito grato. Bom dia e boa pascoa a todos. Geraldo

Geraldo disse...

Eu sou um fã de filmes de arte, e tenho muito nessa categoria e de vários paises (devo ter por voltar de uns 500 filmes no meu computador considerados de qualidade superior - "filmes de arte"). Eu não postava comentários, não sabia com publicar os links dos meus filmes para o pessoal baixar, mas sempre deixei o meu mirco ligado 24 horas por dia para que todos pudessem fazer o download dos que foram baixados pele making off. Gostaria de voltar a acessar o site. Se algum de você tiver um convite para me oferecer, serei muito grato. Bom dia e boa pascoa a todos. Geraldo
geraldo.p.araujo@gmail.com

nuno lemos disse...

sou usuário de alguns anos de vários forums cinéfilos, sediados desde o Irão aos EUA. Em todos vi nascer problemas idênticos àqueles que os Administradores do Making Off descreveram no seu comunicado. Porém, esta foi a primeira vez que vi mudar as regras a meio do jogo e não dar oportunidade de adoptar outro tipo de comportamento no portal antes de sermos banidos. Discordo veementemente da postura. Fui banido sem me puder defender ou alterar o meu comportamento no forum, no exacto momento em que tinha começado a partilhar os meus mais de 2.000 filmes.
Estou muito interessado em participar do forum, baixar filmes, e semear sem qq restrição 24 horas por dia.
Se alguém tiver a amabilidade de me enviar um convite, para que possa fazer parte dessa comunidade cinéfila, ficarei imensamente grato.

nuno.lemus@gmail.com

Anônimo disse...

Fiz parte desse fórum e acabei me aborrecendo com algumas regras. Meus posts tinham que "agradar" o administrador senão era simplesmente excluído. Prefiro os fóruns mais democráticos e sem frescura.

bianchileos@gmail.com disse...

bla bla bla ....

eu também sou mais que foram excluidos...

achei além de mal educado, arbitrário o processo .

medida antipática e tola .

não baixo mais , não disponibilizo mais .


Grande ! Parábens equipe do making off ! A equipe mais antipática do P2P brasileiro !

Passar bem ! Passarei sem !

ps. disse...

continuando o comentário de cima...

Esquci de comentar . me cadastrei e fui excluido no mesmo mês . bacana não ?

Joabe Henrique disse...

Olá, eu queria muito um convite
se possivel tem como mandar para o costa.joabe@gmail.com
ficaria grato, sei alemão e queria baixar uns filmes e contribuir tbm
abraços

Anônimo disse...

Graças a Deus eles me excluíram. Não preciso ficar puxando sardinha pra nenhum lado ou usuário; meu objetivo é baixar e semear filmes. Ainda bem que há dezenas de blogs pela rede sem nada de burocracia. Lembrem-se: baixar filmes ainda é ilegal. Sem essa de querer legitimar a ação de tal fórum, pois, se a "democratização de filmes raros" é a tônica do MO, ademais ela é infundada. E viva o Pirate Bay, Putrescine, TrackerZaerc e etc, etc. PS: Eu não preciso ficar esperando de um fórum filmes ripados daquele lixo do Telecine Cult, pois além do Making Off ser composto por um bando de egocêntricos metidos a cinesta, é também dotado de obviedade.
João Cvjr

Anônimo disse...

Bom eu fui expulso por discordar com a administração. Não dialogaram, não me deram a menor explicação. Simplismente quando temto acessar aparece uma mensagem me avisando que eu não tenho autorização para acessar. E acho sim os administradores um bando de arrogantes e pré-potentes. Se não puchar a sardinha a Democracia que eles dizem ter é apenas uma palavra sem nenhum sentido.

Anônimo disse...

Outra coisa: o Making Off só virou mais uma coisa burocrática, que nem os partidos políticos. Até nas legendas vem o nome do blog, ou seja, comercial para quê? Se eles realmente querem "democratizar" filmes raros e toda aquela baboseira toda, então pra que publicidade do fórum nas legendas? Concordo com a assinatura de quem traduz inserido no SRT, mas de um fórum?! Outra coisa, só pq o filme é francês, isso não quer dizer nada. Abaixo a ditadura do moralismo e do politicamente correto. Pois isso não tem nada a ver com cinema, muito menos com cinema "culto" (blergh!).
Henrique Richards

Gaucha disse...

O site é muito bom e eu gostaria muito de ter um convite pois faço coleção dos grandes classicos que não se encontram em locadoras, principalmente sobre a segunda guerra.
Se alguem tiver o convite e puder me ceder, agradeço muito.

Anônimo disse...

alguns filmes postados no making off estão no piratebay. quem tiver saudades do primeiro, pode ao menos ter acesso a algumas obras. por exemplo, baixei barravento de glauber pelo piratebay (e continuo com o seed dele para que o torrent não se perca).

Lucas Bordon disse...

Infelizmente o Making off esta nas moas de uma bando de Ners filho da puta!

Anônimo disse...

viva o Pirate Bay!

os gringos sempre sabem dar uma lição aos brasileiros em tudo.

se dependesse do making off, só teríamos acesso a filmes franceses.

Luís Palma de Jesus disse...

Compreendo a dificuldade do pessoal responsável pelo MO (sobretudo dos que trabalham e pagam a coisa) mas a solução que encontraram foi a pior e a mais dramática (imaginem se o processo fosse político e tivessem nas suas mãos a vida do pessoal...).

Existe pelo menos uma ou outra solução menos: pagar. Creio que não seria injusto os que não são superactivos, como eu, subsidiassem o imenso trabalho do Making Off.

Nota:
Acho que o MO já tinha um impacto internacional

A Força da Cultura Árabe disse...

Meu cadastro também foi deletado. Gostaria muito de ser convidado. Por favor meu email é traderacc@hotmail.com
Tenho ótimos filmes para enviar

Renata Lopes Leite disse...

Olá, eu recebi um convite recentemente, pois troco filmes com um amigo. Fiz o cadastro mas nao tenho acesso, sempre dá uma mensagem de erro, não consegui nem mexer no meu perfil. Clicando nas regras do site aparece [#103139] Você não tem permissão para visualizar este fórum.
Não sei o que fazer, pode me ajudar?

Djazman disse...

Olá pessoal. Já conheço o Makingoff à algum tempo, mas não tenho conhecimento com nenhum membro do site.
Gostaria imenso de fazer parte do grupo.
Será que alguem podia me mandar o convite.
just006@gmail.com

Agradeço.

Nuno Barros disse...

infelizmente sou mais um que foi posto fora em 2008, apesar de partilhar filmes
adoro o vosso site, e sendo portugues via nele uma óptima oportunidade para conhecer o cinema brasileiro.
será que passados 3 anos já posso receber um convite?
há alguém que me possa ajudar?
fico à espera em
nunosfbarros@yahoo.com

John Smith disse...

Também gostaria de um convite se possivel, xasper50@gmail.com
Valeu.

Anônimo disse...

Olá, como nos comentários acima, também fui excluido do site. Tenho materiais muito bons e de dificil acesso e gostaria de compartilhá-los, como também, ter acesso ao material disponível neste fórum. Peço que alguém me envie um convite para participar. Meu email é titobruns@gmail.com. Fico no aguardo. Abraços e agradeço de antemão.

Dig@o disse...

Bom dia! Gostaria muito de um convite para o forum. Sites como esse são raros. Meu email é rodrigo_pcruz@hotmail.com. Agradeço a ajuda. abraço.

Romélia Costa disse...

Olá! Gostaria de receber um convite para o site do MakingOff. E-mail: romeliacosta@hotmail.com
Obrigada!

Rodrigo Almeida disse...

A todos que costumam comentar aqui: naturalmente não tenho convite para todos, aliás, no exato momento não me resta mais nenhum convite para o fórum Making Off. No entanto, recomendo a todos o cadastro no Cine Marginal (http://cinemarginal.org/), um fórum nascente que está aceitando novos registros e está montando um acervo bem legal. Além disso, recomendo que fiquem de olho no Making Off no final do ano, porque eles costumam separar alguns dias de dezembro para deixar aberta as inscrições de novos membros. É isso, qualquer dúvida é só postar por aqui... abraço

Mauricio disse...

Tenho convite do BJShare e do ManicomioShare, troco por um do Makingoff
interessados email para msalmon@terra.com.br

Bianca disse...

Bom, no caso de vc ter novos convites, ou até querer trocar por um do usinavirtual.com, deixo meu e-mail: bia.zuda@gmail.com. Obrigada (:

Rafael Tenório disse...

Não consigo acessar o makingoff desde hoje cedo, será que teve uma nova limpa, ou só está em manutenção ou problemas técnicos? O pior é não ter nenhuma informação sobre o que está havendo. Logo agora que eu ia postar Os Vivos e os Mortos do John Huston em HD. Abs.

Pâmela disse...

Se alguém ainda tiver convite, pode mandar um pra mim, por favor? pamelaods@gmail.com

Anônimo disse...

Alguem poderia me mandar um convite...liabarbi@uol.com.br

Anônimo disse...

Olá alguém poderia me mandar um convite por favor
endrigao@hotmail.com

obrigado.

Ianna Mourao disse...

Alguém poderia, por favor, me enviar um convite? iannasmourao@gmail.com. A casa agradece. rs. Bj

Anônimo disse...

Se alguém puder me mandar um convite agradeço muito.

spositorama@gmail.com

Rodrigo Almeida disse...

Caros que comentam aqui há anos desde que esse comentário foi postado no blog: eu não conto mais com convites para o fórum MKO, no entanto, soube nessa semana que eles abriram até o dia 31, espaço para cadastros voluntários, algo que não foi muito divulgado para também não superlotar a comunidade. De qualquer forma, quem acompanha esse post, pode fazer esse cadastro na página http://www.makingoff.org/forum/index.php e esperar a confirmação por e-mail. Entrando, sugiro que desenvolva algum tipo de participação (nem que seja comentando em alguns posts, só pra mostrar que existe), porque nunca se sabe quando eles vão fazer uma nova limpeza. É isso, feliz ano novo para todos.

bruno schneider disse...

preciso muito de um convite !!! urgente para conseguir um filme que estou fazendo TCC! por favor, se alguem tiver como me convidar agradeço!

brunoschndr@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá, se alguém tiver um convite sobrando e puder me convidar, agradeceria muito.
E-mail: decabep14@gmail.com

Anônimo disse...

Se alguém ainda tiver convite, pode mandar um pra mim, por favor?

fernandosousa1930@gmail.com

vbellizzi disse...

Eu também fui banido pelo site Making Off. A idéia de um colega é muito boa: por que não cobrar, tipo, R$ 5,00 de cada participante para tentarmos livrar o site da penúria financeira em que se encontra?

Rômulo d' Xapanã disse...

Ridiculo, sem democracia, desse jeito de que vale o site, sem democracia, desorganizado, bugado, se não dá conta entregue a alguém que dê.

Lucianna disse...

Eu gostaria muito de obter um convite. Meu e-mail é lugfvieira@gmail.com. Agradeço muito.

Carol. disse...

Boa tarde, tudo bom?

Sei que o acesso ao site é restrito, mas gostaria de saber como posso participar.
Vou explicar o porque gostaria muito de fazer parte da comunidade.
Sou formada em cinema, recentemente entrei para a área acadêmica dentro do cinema e leciono um curso livre de análise da narrativa cinematográfica. Faço pós-graduação em roteiro e dramaturgia e vou seguir mestrado e doutorado na área também.
Tenho muita dificuldade em baixar filmes pela internet, de encontra-los mesmo, e principalmente os filmes fora de circuito comercial que uso para minhas aulas ou para pesquisa/estudo.
Com isso quero dizer que o acesso e a participação no site de vocês, nas discussões e fóruns me será muito enriquecedora e necessária.
Espero que entendam e me aceitem. Imagino que saibam que é difícil encontrar certos filmes e até discussões sobre eles; e como parte da minha profissão é mais que primordial.

Muito obrigada pela atenção.
Aguardo retorno.



Carolina Barres
carolbarres@gmail.com

greg disse...

Olá. Sou um dos recusados. Estou realmente triste porque trabalho com cinema e o site era uma riquíssima fonte de pesquisa. Realmente, nunca postei filmes. Até tentei, mas sucumbi às dificuldades técnicas para fazê-lo. Cheguei a ler o tutorial algumas vezes, sem conseguir decifrá-lo inteiramente. Mas teria até contratado alguém para me ensinar, se soubesse que era condição para manter minha inscrição. E o teria feito com prazer, pois sou um cinéfilo entusiasmado e teria adorado compartilhar os filmes de minha preferência. Essa decisão nos pega a todos de surpresa. Um outro sócio recusado fez há pouco a pergunta, se não teria sido melhor cobrar uma taxa dos sócios menos ativos, para com isso pagar um outro servidor. Eu, por exemplo, pagaria alegremente, e creio que muitos outros o fariam. Peço que levem em consideração essa sugestão. No mais, só resta dizer que foi bom enquanto durou. Abs

Bias Busquet Guimarães disse...

Eu gostaria de receber um convite (Making Off). Agradeço desde já. Segue o meu email: biasbusquetguimaraes@id.uff.br

Anônimo disse...

Parece que o forum saiu do ar...

Renan disse...

Olá! Gostaria de receber um convite. Acredito que posso contribuir com postagens de filmes, pois tenho acesso a filmes difíceis de encontrar. Segue meu email: renanbrigeiro@protonmail.com